01 agosto 2005

Marrocos - informações da Sec. Estado das Comunidades Portuguesas

Reino de MARROCOS

Condições de segurança

Instáveis.

Marrocos é, dentro do contexto magrebino, um país que se caracteriza pela sua estabilidade política. No entanto, o agravamento da tensão no Próximo e Médio Oriente pode levar a agressões exteriores ou de origem imprevisível. É aconselhável vigilância e a consulta regular deste site.

Recomenda-se aos turistas e à Comunidade Portuguesa que evitem multidões e lugares públicos frequentados por estrangeiros, e usem de especial vigilância em todas as ocasiões.

É aconselhável o depósito de objectos de valor e documentos no cofre da recepção do hotel.

Chama-se especial atenção para a elevada sinistralidade das estradas marroquinas. O desrespeito das regras de segurança rodoviária por condutores e peões, o trânsito intenso e o parque automóvel envelhecido recomendam a maior prudência durante a condução. As viagens durante a noite devem ser evitadas.Recomenda-se especial precaução com a condução nas estradas de montanha e nas pistas não sinalizadas do Sul de Marrocos.

É aconselhável que as visitas a Medinas e mercados tradicionais (Fez, Marraquexe, Meknés) se processem com a companhia de um guia oficial devidamente identificado, cujos serviços podem ser solicitados, facilmente, junto das delegações de Turismo Marroquino ou dos principais hotéis.

Alerta relativo à droga - A venda e o consumo de drogas são severamente punidas (pesadas penas de prisão, multas muito avultadas, apreensão de veículo). As penas por consumo podem alcançar os cinco anos de prisão, e as de tráfico vão dos cinco aos trinta anos. As forças policiais procedem a rigorosas inspecções, quer nos postos de fronteira do Norte do país, quer no decurso de operações de controlo nas estradas, em especial aquelas que ligam a região do Rif com aqueles postos. É fortemente desaconselhado o transporte de embrulhos entregues por "amigos" encontrados durante a viagem.

Números de telefone de Emergência:
- Polícia (zona urbana) – 19
- Gendarmerie Royale - 177
- Ambulâncias e Bombeiros – 15

-------------------------------------------------------------------

Regime de entrada e estada

Regime de Vistos: Os cidadãos portugueses estão isentos de visto para estadias de turismo até 90 dias.

As viagens terrestres para a Mauritânia estão sujeitas à autorização do Ministério da Defesa e da Direcção Geral das Alfândegas entre outros organismos. Assim, é necessário proceder às formalidades exigidas junto da Embaixada de Marrocos em Lisboa com vários meses de antecedência.

As entradas e saídas de veículos são registadas informaticamente e o número correspondente é carimbado no passaporte. A permanência em território marroquino de automóveis ou caravanas não deve ultrapassar os seis meses. Caso à saída o visitante não apresente a mesma viatura será impedido de regressar.

Restrições Aduaneiras/ Sanitárias à Importação de Produtos: Importações com regras especiais: álcool (3 garrafas de vinho por adulto); tabaco (200 cigarros ou 50 charutos ou 250grs de tabaco por adulto); armas e munições de caça e material de fotografia e Filmagem (informações junto da Embaixada de Marrocos).

---------------------------------------------------------------------------------------------------

Línguas

A língua oficial é o árabe. Falam-se também dialectos berberes, francês, espanhol (no Norte) e inglês.

---------------------------------------------------------------------------------------------------

Condições climáticas

Clima temperado mediterrânico no Norte e Centro (Norte mais fresco e húmido); semi-árido e desértico no Sul.

Temperaturas mais frescas nas montanhas do Rif, Médio Atlas (ski em Michliffen) e Alto Atlas (ski em Oukaimeden).

No Inverno existem eventuais riscos de inundação em Tânger, na região de Casablanca e em alguns vales da cadeia do Atlas.

A actividade sísmica concentra-se no litoral, em especial nas regiões de Agadir e do Norte de Marrocos.

---------------------------------------------------------------------------------------------------

Transportes

Pode-se chegar a Marrocos por: via aérea – voos diários Lisboa-Casablanca. Existem depois numerosos voos domésticos entre as principais cidades marroquinas; via marítima – diversas ligações diárias de “ferry-boat” a partir de Espanha, principalmente dos portos de Tarifa para Tânger e de Algeciras para Ceuta e Tanger.

A rede de estradas pode ser considerada razoável. Existem auto-estradas com boas condições de piso nos percursos Casablanca-Rabat-Arzila (45km a Sul de Tânger), Rabat-Meknes-Fes e Casablanca-Settat. As estradas nacionais entre principais centros urbanos têm condições de piso aceitáveis. A sinalização rodoviária aparece geralmente em árabe e francês.

É recomendável a informação prévia sobre as condições de utilização dos transportes públicos.

Os autocarros interurbanos são de fraco conforto. O grand taxi é colectivo. Só nas principais cidades é que existe o petit taxi com contador. A tarifa dos percursos longos deverá ser acordada antes da partida.

A rede ferroviária é boa entre os principais centros urbanos. Os comboios são geralmente confortáveis nestes percursos, em particular em 1ª classe.

---------------------------------------------------------------------------------------------------

Cuidados de saúde

Recomenda-se a tomada da vacina da hepatite A e B e a vacinação contra a tuberculose em dia.

As clínicas privadas das grandes cidades prestam, geralmente, um bom serviço de saúde.

É de evitar a ingestão de alimentos crus e não lavados, tal como de frutos secos em avulso. Consumir água engarrafada.

Não é recomendável tomar banho em rios, barragens e em algumas praias, devido à poluição e falta de vigilância.

É aconselhável a subscrição de uma apólice de seguro de viagem que ofereça cobertura em casos de doença, internamento e repatriação sanitária.

---------------------------------------------------------------------------------------------------

Moeda local e Sistema Bancário

A moeda marroquina é o dirham, dividido em 100 cêntimos.
Notas: 10, 20, 50, 100 e 200 dirhams.
Moedas: 1, 5 e 10 dirhams; 5, 10, 20 e 50 cêntimos de dirham.

É ilegal trocar divisas na rua, assim não deverá trocar divisas senão em agências de câmbio oficiais ou na recepção do hotel. É proibido importar ou exportar dirhams. O recibo da operação de câmbio é indispensável para, no final da estadia, reconverter dirhams em divisas.

A taxa de câmbio Dirham/Euro é fixada diariamente pelo Banco Central de Marrocos.

Os bancos funcionam de 2ª a 5ª Feira das 8:30 às 16:30, com intervalo das 11:30 às 14:30. Às 6ª Feiras funcionam das 8:30 às 11:15 e das 14:45 às 16:30. Alguns abrem ao Sábado das 9h30 às 12h00.

É possível utilizar as máquinas de Multibanco, tendo a rede ATM boa cobertura nas principais cidades marroquinas. Os cartões de crédito são aceites nos grandes hotéis, lojas e restaurantes, bem como em agências de viagem e estações de serviço.

---------------------------------------------------------------------------------------------------

Comunicações

Rede de Telecomunicações: As redes fixa e móvel de telecomunicações são boas. As téléboutiques disponibilizam telefones públicos até tarde.

---------------------------------------------------------------------------------------------------

Outras informações

Conselhos sobre Costumes Locais: O acesso às mesquitas e lugares santos é interdito a não muçulmanos, com a excepção da Mesquita Hassan II (Casablanca), Mausoléu Mohamed V (Rabat), Mausoléu Moulay Ismail (Meknes) e o Mausoléu Moulay Ali Chatif (Rissani).

Não convém comer, beber e fumar em público durante o Ramadão. Não se deve fotografar ou filmar pessoas sem a sua autorização.

Ocorrência em 2004 de um surto de raiva no sul de Marrocos, com especial incidência na região de Agadir, que provocou um número significativo de vitimas mortais. Desaconselha-se o transporte de cães e gatos de e para Marrocos e que sejam tomadas todas as precauções no caso de mordedura ou arranhão daqueles animais, ainda que domésticos

Informação Geral: As principais cidades marroquinas são Rabat (capital), Casablanca, Tânger, Marrakesh, Fés, Meknes, Agadir, Tetuão, Ouarzazate e Oujda. A divisão político-administrativa é feita em 16 regiões.

Endereços úteis:
- Ministério da Comunicação – www.mincom.gov.ma
- Office National Marocain du Tourisme – www.tourisme.marocain.com
- Office National des Chemins de Fer (horários) – www.oncf.ma
- Office National des Aéroports (horários) – www.onda.ma

in http://www.secomunidades.pt/index.php